relógio

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

novo Fiat Punto


novo fiat punto 2013 fotos 2 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos


Fiat acordou para o Punto. Longos cinco anos após o lançamento no Brasil, a marca promoveu as primeiras modificações no hatch. Ele ganhou visual, interior renovados, além de uma pequena redução de preços em algumas versões e a adição de novos equipamentos.
Com isso, a Fiat espera ter um rival mais forte para Chevrolet SonicFord New Fiesta, o renovado Citroën C3 e o futuro Peugeot 208 – além do antigo Volkswagen Polo. Na prática, a lista das mudanças é grande, mas pouco afetam o caráter do carro.
A carroceria ganhou os traços do Punto Evo europeu, com frente e traseira redesenhadas – com o “bigodinho” do 500, que se alastra por todos os novos Fiat brasileiros – visual já substituído na Europa, onde o Punto ostenta atualmente linhas mais suaves. A Fiat garante que, ao contrário dos europeus, o brasileiro prefere mais adornos, o que justificaria a escolha desta versão, de ar mais robusto, para ser produzida em Betim.
novo fiat punto 2013 fotos 1 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos
Na frente, o centro do para-choque vem sem pintura e divide a grade horizontalmente. Nas extremidades, ficam abrigadas as luzes de direção – antes acoplada aos faróis, que mantiveram basicamente o mesmo desenho. Atrás, as mudanças são mais sutis. As lanternas ganharam leds. O para-choque foi redesenhado e também ganhou uma larga faixa sem pintura. De perfil, nada mudou.
Os motores também continuam os mesmos, mas com pequenas atualizações. O 1.8 16V, de 132 cv e 18,9 kgfm, agora só é disponível na versão Sporting. Já o 1.4 da Attractive passa a ser o Evo, já usado em UnoPalio e Grand Siena, que tem 88 cv e 12,5 kgfm de torque com etanol – antes os números eram 86 cv e os mesmos 12,5 kgfm. O 1.6 16V, de 117 cv e 16,8 kgfm, equipa a Essence. O câmbio automatizado, opcionais para os motores 1.6 e 1.8, passa a ser o Dualogic Plus, que já equipa Bravo e Linea, que tem um software mais moderno.
novo fiat punto 2013 fotos 3 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos
O modelo para as vitrines, no entanto, é mesmo o 1.4 turbo de 152 cv da versão T-Jet. Ele agora incorpora o seletor DNA, que permite alterar alguns parâmetros eletrônicos do motor de acordo com a escolha do motorista. O “D”, de Dynamic, prepara o 1.4 para entregar o torque mais bruscamente e deixa o motor mais “cheio”. O “N” é de Normal e o “A”, referente a Autonomia, amansa o propulsor e tem foco na redução de consumo – na Europa, essa opção é chamada “All Weather”, para pisos escorregadios.
Por dentro, o Punto também trouxe novidades. O painel foi totalmente redesenhado e agora se parece muito com o utilizado no Bravo. A Fiat diz ter melhorado a qualidade do acabamento, com o uso de materiais mais nobres. O quadro de instrumentos também foi modificado e ganhou mostradores distribuídos em dois círculos pronunciados, também muito semelhantes ao do hatch médio. A marca ainda colocou novos “spots” de iluminação interna, para dar aoPunto um ar mais requintado. Há pequenas fileiras de LEDs próximas às maçanetas e sob as saídas de ar dos cantos do painel.
novo fiat punto 2013 fotos 4 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos
Fiat também se mostra agressiva em relação aos preços. A gama começa em R$ 38.570 para o Attractive 1.4 – o único sem ar-condicionado de série – e segue até os R$ 55.740 do T-Jet 1.4 – antes começava em R$ 40.380 e ia até R$ 65.830. Os preços de Essence e Sporting também estão menores – caíram respectivamente R$ 3 mil e R$ 5 mil – e custam agora R$ 41.750 e R$ 46.400.
O câmbio automatizado Dualogic Plus acrescenta R$ 2.370 aos dois modelos. Entre os opcionais, destaque para a adição dos airbags laterais e de cortina. Com as modificações, o bom conjunto ganhou um sopro de atualidade e mantiveram a elegância do desenho de Giugiaro. OPunto continua sendo uma opção maior e certamente mais refinada que o Palio.
novo fiat punto 2013 fotos 5 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos


São Paulo/SP – Mais do que no visual externo, a atualização do Punto caiu muito bem no interior, que carregava linhas mais retas. O novo painel é mais elaborado e torna a vida a bordo do hatch um pouco mais agradável. Parece haver mais cuidado na finalização, nos encaixes e nos arremates. Ainda estão lá a ótima posição de dirigir e o rodar sólido, que contribuem para a boa impressão.
Ao volante, a Attractive 1.4 se mostrou surpreendentemente eficiente em trecho urbano. Os 12,5 kgfm a 3.500 rpm são suficientes para uma tocada tranquila, sem que seja necessário “esgoelar” o motor. Claro que em algumas subidas mais acentuadas, a esperteza dá lugar a alguma “preguiça”. Mas, ainda assim, o propulsor aceita giros altos sem passar a impressão de que está próximo do limite. E permite explorar bem a escala do conta-giros.
novo fiat punto 2013 fotos 6 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos
Já o Punto Sporting com motor 1.8 e o câmbio automatizado Dualogic Plus – recém-atualizado – dá ao modelo uma pegada bem mais “animada”. As mudanças na transmissão deixaram ocarro mais suave e confortável, com trocas de marcha mais rápidas. O modelo “entende” melhor as intenções do motorista. Ficou mais fácil o uso no trânsito urbano. A nova função Creeping – que faz o carro andar vagarosamente ao soltar o pedal do freio – ajuda bastante na hora de manobrar.
No asfalto ruim das ruas da elegante região do Brooklin, Zona Sul da capital paulista, a suspensão deu conta de remendos e buracos na pista. No entanto, os solavancos são muito sentidos no interior, particularmente no banco traseiro.
novo fiat punto 2013 fotos 7 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos
Há pouca diferença no comportamento entre as versões, que diferem principalmente pelo tamanho das rodas – que vão de 15 a 17 polegadas. Os pneus de perfil maior do PuntoAttractive atenuam um pouco a dureza do conjunto. A contrapartida é que em piso liso, o acerto se mostra equilibrado e dá ao carro boa estabilidade direcional nas retas e segurança em curvas rápidas.
novo fiat punto 2013 fotos 8 Novo Fiat Punto 2013: marca injeta tecnologia e mexe no visual para se reforçar na briga com rivais mais novos

Ficha Técnica – Fiat Punto

Motor 1.4: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Motor 1.6: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Motor 1.8: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Motor 1.4 turbo: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima:
Motor 1.4: 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm.
Motor 1.6: 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol a 5.500 rpm
Motor 1.8: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Motor 1.4 turbo: 152 cv a 5.500 rpm
Aceleração 0-100 km/h:
Motor 1.4: 13,1 s com gasolina e 12,6 s com etanol.
Motor 1.6: 10,5 s com gasolina e 10,3 s com etanol.
Motor 1.8: 9,9 s com gasolina e 9,6 s com etanol.
Motor 1.4 turbo: 8,3 segundos.
Velocidade máxima:
Motor 1.4: 168 km/h com gasolina e 170 km/h com etanol.
Motor 1.6: 181 km/h com gasolina e 184 km/h com etanol.
Motor 1.8: 190 km/h com gasolina e 193 km/h com etanol.
Motor 1.4 turbo: 203 km/h.
Torque máximo:
Motor 1.4: 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm.
Motor 1.6: 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Motor 1.8: 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm.
Motor 1.4 turbo: 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 rpm.
Diâmetro e curso:
Motor 1.4: 72,0 mm x 84,0 mm. Taxa de compressão: 12,3:1.
Motor 1.6: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Motor 1.8: 80,5 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Motor 1.4 turbo: 72,0 mm x 84,0 mm. Taxa de compressão: 9,8:1
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes fixados em subchassi, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com barra de torção, barra estabilizadora integrada e amortecedores hidráulicos pressurizados. Não oferece controle de estabilidade de série
Pneus:
Attractive: 185/60 R15.
Essence: 195/55 R15.
Sporting: 195/55 R16.
T-Jet: 205/50 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás (discos traseiros na versão T-Jet). Oferece ABS com EDB.
carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,06 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,49 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série e laterais e de cortina como opcional.
Peso:
Attractive: 1.141 kg.
Essence: 1.210 kg.
Sporting: 1.222 kg.
T-Jet: 1.263 kg.
Capacidade do porta-malas: 280 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Betim, Brasil.
Lançamento no Brasil: 2007. Reestilização: 2012.
Itens de série:
Attractive: Vidros e travas elétricas, direção hidráulica, ar quente, airbags frontais, freios ABS, volante com regulagem de altura, computador de bordo, apoio de cabeça central traseiro. Opcionais: Ar-condicionado, vidros elétricos traseiros, rádio CD/MP3/USB/iPod, alarme com telecomando, rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos.
Essence adiciona: Ar-condicionado, faróis de neblina, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando. Opcionais: Rodas de liga-leve de 16 polegadas, iluminação interna “night design”, retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento, câmbio automatizado Dualogic, controlador de velocidade de cruzeiro, teto solar Skydome, ar-condicionado digital.
Sporting adiciona: Rodas de liga-leve de 16 polegadas, rádio CD/MP3/USB/iPod. Opcionais: Airbags laterais e de cortina.
T-Jet adiciona: Rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento, controlador de velocidade de cruzeiro.
Preços do Novo Fiat Punto 2013:
Attractive 1.4 8V: R$ 38.570
Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
T-Jet 1.4 16V turbo: R$ 55.740.
Por Auto Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário