Original: Caçamba
Veículo bastante original e completo.
Atual: Cavalo Mecânico.
Proprietário: COVRE Transportes.
![Brasinca 56 2](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/brasinca56-2.jpg?w=445&h=327)
Na foto abaixo Sr. Orlando Imbimbo, proprietário da Auto Peças Alvarenga, trabalha com FNM desde 1950.
![Fenemês Covre - Avare 2004](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/fenemescovre-avare2004.jpg?w=445&h=307)
FNM Motor D-9.500, ano 1957, cabine Brasinca
Toco, passo médio (puxava Julieta)
Origem: Goiânia/GO
Cor: Verde Indaiá + Verde Capri
Veículo original.
Restaurado por: Miklos G. Stammer, entre 2001 e 2003
Atual Proprietário: Museu da Ulbra (RS).
![FNM D-9500 Brasinca 1957 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-9500brasinca1957a.jpg?w=415&h=284)
![FNM D-9500 Brasinca 1957 (bb)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-9500brasinca1957bb.jpg?w=415&h=281)
Caminhão totalmente original, possui nota fiscal de compra tanto do caminhão quanto da caçamba que o equipa.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC00038](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/dsc00038.jpg?w=445&h=337)
![Chácara Osvaldo 062](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/05/chacaraosvaldo062.jpg?w=445&h=317)
![Chácara Osvaldo 061](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/05/chacaraosvaldo061.jpg?w=445&h=301)
![DSC04773](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04773.jpg?w=435&h=329)
![DSC04776](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04776.jpg?w=445&h=337)
![DSC04779](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04779.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 062](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/imagem062-1.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 061](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/imagem061.jpg?w=445&h=337)
![DSC04775](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04775.jpg?w=445&h=337)
Características Originais:
Caminhão cabine Metro, rara e de restauro trabalhoso.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou no transporte de cerveja durante 40 anos.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC01332](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01332.jpg?w=445&h=337)
![DSC01333](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01333.jpg?w=445&h=337)
![DSC01335](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01335.jpg?w=445&h=337)
![DSC01336](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01336.jpg?w=445&h=337)
![DSC01338](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01338.jpg?w=445&h=337)
![DSC01340](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01340.jpg?w=445&h=337)
![DSC01342](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01342.jpg?w=445&h=337)
![DSC01347](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01347.jpg?w=445&h=337)
![DSC01413](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01413.jpg?w=445&h=337)
![DSC01412](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01412-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC01416](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01416.jpg?w=445&h=337)
Caminhão totalmente original, possui nota fiscal de compra.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![Imagem de foto 079](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto079.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 071](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto071.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 074](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto074.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 076](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto076.jpg?w=445&h=337)
Trucado, Toras de Madeira, Passo curto.
Cor: Marron.
Origem: Ponta Grossa (PR).
Chassis V5, reduzido para Reboque.
Cavalo toco, reboque de madeira.
Passo longo, Motor 175cv.
Cor: Vermelha e Branco.
Não estão originais:
1) Os bicos e a bomba injetora, as originais são SPICA e os bicos de 5 furos, utiliza hoje bomba BOSCH e bicos de 4 furos.
2) O compressor original é WESTINGHOUSE, utiliza hoje BENDIX.
3) A carcaça do diferencial é ano 1962, não tem a tampa com as letras FNM.
4) As cuícas já utilizam dutos de borrachas, não mais os de alumínio originais.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC03856](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03856-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC03858](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03858.jpg?w=445&h=337)
![Churrasco Júlio 045](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/churrascojulio045.jpg?w=415&h=280)
![DSC03526](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03526.jpg?w=415&h=314)
![DSC03529](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03529.jpg?w=415&h=314)
Caminhão chassis V4 toco.
Proprietário: Edmir Barbosa.
![Edmir - FNM Metro 58 01a](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/07/edmir-fnmmetro5801a.jpg?w=445&h=337)
![Edmir - FNM Metro 58 04a](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/07/edmir-fnmmetro5804a.jpg?w=445&h=337)
A parte frontal é pouco menos inclinada.
A Reformadora Carreti tem sua base em Santo André e era formada por antigos trabalhadores da fábrica da Brasinca.
Origem:Curitiba
Proprietário: Edmir Barbosa.
![CIMG1680](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cimg1680.jpg?w=445&h=337)
![100 3408](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/100-3408.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1636](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1636.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1639](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1639.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1637](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1637.jpg?w=445&h=337)
Trucado Carroceria Prancha de Madeira.
Cor: Verde Selva.
Chassis V4 encurtado.
Características atuais:
Cavalo Mecanico, passo Médio.
Cor: Verde Indaiá, Verde Capri.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria)
![Chácara Osvaldo 068](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo068.jpg?w=445&h=307)
![Chácara Osvaldo 057](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo057.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 110](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo110.jpg?w=445&h=298)
![DSC04160](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04160.jpg?w=445&h=337)
![DSC04166](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04166.jpg?w=445&h=337)
Proprietários: Róbert Stammer e Miklos G. Stammer.
![FNM D-11](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/fnmd-110001960.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 104](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/10/imagem104.jpg?w=445&h=337)
Características Originais:
Veículo de segundo dono, Todo original.
Chassis V5 original.
Truck de época com balanço central, freios Westinghouse.
A originalidade deste veículo é impressionante.
Este caminhão trabalhou até 2005 carregando chapas de comprensado.
Um verdadeiro estradeiro.
Seu proprietário por 40 anos Ivo Nerone o preservou com muito carinho.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.
![078](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/078.jpg?w=445&h=337)
![080](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/080.jpg?w=445&h=337)
![DSC04846](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04846.jpg?w=445&h=337)
![DSC04848](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04848.jpg?w=445&h=337)
![DSC04864](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04864.jpg?w=445&h=337)
![DSC04853](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04853.jpg?w=445&h=337)
![100 0226](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0226.jpg?w=445&h=258)
![100 0238](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0238.jpg?w=445&h=258)
![100 0240](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0240.jpg?w=445&h=258)
![100 0274](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0274.jpg?w=445&h=337)
![100 0278](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0278.jpg?w=445&h=337)
![DSC00669](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/dsc00669.jpg?w=445&h=337)
Proprietário: Edmir Barbosa.
![100 3314](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/100-3314.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1629](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1629.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1631](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1631.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1634](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1634.jpg?w=445&h=337)
Características Originais.
FNM D-11.000 ano 1964, cabine Standard
Cavalo mecânico, passo médio
Origem: Colombo/PR
Cor: Verde Seda
Restauração concluída em Junho 2006
Proprietário: Miklos G. Stammer (Restauração Própria).
![FNM D-11000 Standard 1964 (b)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-11000standard1964b.jpg?w=415&h=315)
![FNM D-11000 Standard 1964 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-11000standard1964a.jpg?w=415&h=315)
![IMG 2692](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/img_2692.jpg?w=445&h=337)
![IMG 2493](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/img_2493.jpg?w=445&h=337)
Trucado original, plataforma de madeira.
Veículo trabalhando até 2006 no transporte de máquinas agrícolas em Londrina.
Nota fiscal de 1970.
Origem: Londrina.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (restauração própria).
![DSC04554](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04554-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC04548](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04548.jpg?w=445&h=337)
![DSC04555](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04555.jpg?w=430&h=322)
![DSC04547](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04547.jpg?w=445&h=337)
![DSC04546](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04546.jpg?w=445&h=337)
Caminhão Standard 1965 cavalo trucado.
Chassis V4 (encurtado).
Diferencial Longo, Suspensor eixo trazeiro.
Cor: Prata Andino.
Local: São Paulo.
Características originais:
Caminhão trucado carroceria, passo médio.
Cor: Azul Claro.
Origem: São Paulo.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
![DSC03712](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc037121.jpg?w=400&h=251)
![DSC03707](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03707.jpg?w=415&h=314)
![Foto 1960](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/foto-1960.jpg?w=415&h=281)
![DSC03000](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/dsc03000.jpg?w=445&h=337)
![DSC04424](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/dsc04424.jpg?w=445&h=337)
![FNM PRATA](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/fnmprata.jpg?w=445&h=337)
Carroceria truck, original de época.
Truck Guerra de época.
Motor 175cv,
Cor: Verde Atibaia, (cor padrão da empresa)
Cidade: Cuiabá, Mato Grosso.
Características de compra:.
Cidade Vacaria (R.S.).
Cor Azul escuro, standard.
Passo médio, trabalhou até 12/2007.
Comprado de : Reinaldo Carraro.
Proprietário: Juraci José Caramori. (Transcaramori Logística Armagenagem e Transporte Ltda.).
![FNM 65 restaurado](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/fnm65restaurado.jpg?w=445&h=301)
![CABINA 100](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cabina100.jpg?w=445&h=337)
![FNM 65 restaurado](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/fnm65restaurado-1.jpg?w=445&h=301)
![CABIA 101](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cabia101.jpg?w=445&h=337)
Standard D-11.000 1965 Toco.
Toco Original.
Caminhão de único dono.
Proprietário: Nei (Marialva, PR).
![DSC04181](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04181.jpg?w=445&h=337)
![DSC04184](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04184.jpg?w=445&h=337)
Origem: Antonina (PR).
Motor: FNM 210 Turbinado.
Chassis V4 (encurtado).
Características do Motor: Pistões 210 (um anel a menos), Injetores 5 furos, Bomba com elementos de 9mm, turbina utilizada Garrett MB 1620.
Características Originais: Cavalo Original, com 5 marchas (Cambio duplo FNM).
Passo Médio, porém com quinta marcha (utiliza a engrenagem antiga da quarta louca). Velocidade final de 120km.
Possui carreta 2 eixos carga seca complementando o conjunto.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
![DSC03854](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03854-3.jpg?w=445&h=337)
![045](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/045.jpg?w=445&h=337)
![Chácara Osvaldo 084](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo084.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 077](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo077.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 053](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo053.jpg?w=445&h=301)
![Imagem de foto 066](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/imagemdefoto066-1.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 067](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/imagemdefoto067-1.jpg?w=445&h=337)
Trucado Original de fábrica, modelo V12.
Cor: Azul.
Veículo todo original, tendo a sorte de ter tido como proprietário uma das maiores autoridade em FNM’s Miklos G. Stammer .
Origem: Curitiba (PR).
Características atuais:
Cor: Verde Amalfi (original FNM 1957).
Freios: Cuicas duplas (Estacionários).
Suspensor eixo trazeiro.
Este caminhão ainda trabalha, participou do transporte de 350 toneladas de pisos no ano de 2006.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.(Veículo comprado já restaurado).
![1 1127](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/1-1127.jpg?w=415&h=281)
![DSC04155](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04155.jpg?w=445&h=337)
![DSC04156](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04156.jpg?w=445&h=337)
Suspensor dianteiro e trazeiro.
Diferencial 190.
Proprietário: Irvando
![DSC09752](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/03/dsc09752.jpg?w=415&h=315)
FNM 180 ano 1976 N3
Trucado, passo longo, carroceria
Origem: Curitiba/PR
Cor: vermelho
Restaurado durante o 1o. semestre de 2006, pelo especialista na linha de caminhões do modelo 180 Róbert P. Stammer.
Este caminhão pertenceu a Róbert P. Stammer durante 22 anos, caminhão considerado um dos mais originais do modelo 180.
Proprietário: Osvaldo T. Strada
![FNM 180 1976 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnm1801976a1.jpg?w=415&h=315)
![DSC01200](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01200.jpg?w=445&h=301)
![DSC01296](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01296.jpg?w=445&h=301)
![DSC01271](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01271.jpg?w=445&h=301)
![LastScan0 001](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/03/lastscan0-001.jpg?w=445&h=292)
![LastScan0 004 001 1](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/03/lastscan0-004-001-1-1.jpg?w=445&h=296)
Veículo bastante original e completo.
Atual: Cavalo Mecânico.
Proprietário: COVRE Transportes.
![Brasinca 56 2](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/brasinca56-2.jpg?w=445&h=327)
Na foto abaixo Sr. Orlando Imbimbo, proprietário da Auto Peças Alvarenga, trabalha com FNM desde 1950.
![Fenemês Covre - Avare 2004](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/fenemescovre-avare2004.jpg?w=445&h=307)
Toco, passo médio (puxava Julieta)
Origem: Goiânia/GO
Cor: Verde Indaiá + Verde Capri
Veículo original.
Restaurado por: Miklos G. Stammer, entre 2001 e 2003
Atual Proprietário: Museu da Ulbra (RS).
![FNM D-9500 Brasinca 1957 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-9500brasinca1957a.jpg?w=415&h=284)
![FNM D-9500 Brasinca 1957 (bb)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-9500brasinca1957bb.jpg?w=415&h=281)
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC00038](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/dsc00038.jpg?w=445&h=337)
![Chácara Osvaldo 062](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/05/chacaraosvaldo062.jpg?w=445&h=317)
![Chácara Osvaldo 061](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/05/chacaraosvaldo061.jpg?w=445&h=301)
![DSC04773](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04773.jpg?w=435&h=329)
![DSC04776](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04776.jpg?w=445&h=337)
![DSC04779](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04779.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 062](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/imagem062-1.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 061](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/imagem061.jpg?w=445&h=337)
![DSC04775](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/08/dsc04775.jpg?w=445&h=337)
Características Originais:
Caminhão cabine Metro, rara e de restauro trabalhoso.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou no transporte de cerveja durante 40 anos.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC01332](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01332.jpg?w=445&h=337)
![DSC01333](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01333.jpg?w=445&h=337)
![DSC01335](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01335.jpg?w=445&h=337)
![DSC01336](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01336.jpg?w=445&h=337)
![DSC01338](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01338.jpg?w=445&h=337)
![DSC01340](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01340.jpg?w=445&h=337)
![DSC01342](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01342.jpg?w=445&h=337)
![DSC01347](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01347.jpg?w=445&h=337)
![DSC01413](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01413.jpg?w=445&h=337)
![DSC01412](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01412-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC01416](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/04/dsc01416.jpg?w=445&h=337)
Caminhão totalmente original, possui nota fiscal de compra.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![Imagem de foto 079](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto079.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 071](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto071.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 074](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto074.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 076](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/06/imagemdefoto076.jpg?w=445&h=337)
Trucado, Toras de Madeira, Passo curto.
Cor: Marron.
Origem: Ponta Grossa (PR).
Chassis V5, reduzido para Reboque.
Cavalo toco, reboque de madeira.
Passo longo, Motor 175cv.
Cor: Vermelha e Branco.
Não estão originais:
1) Os bicos e a bomba injetora, as originais são SPICA e os bicos de 5 furos, utiliza hoje bomba BOSCH e bicos de 4 furos.
2) O compressor original é WESTINGHOUSE, utiliza hoje BENDIX.
3) A carcaça do diferencial é ano 1962, não tem a tampa com as letras FNM.
4) As cuícas já utilizam dutos de borrachas, não mais os de alumínio originais.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
![DSC03856](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03856-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC03858](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03858.jpg?w=445&h=337)
![Churrasco Júlio 045](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/churrascojulio045.jpg?w=415&h=280)
![DSC03526](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03526.jpg?w=415&h=314)
![DSC03529](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03529.jpg?w=415&h=314)
Metro 1958 FNM – D-11.000
Rara cabine Metro, diferenciada pela forma de abertura das portas.Caminhão chassis V4 toco.
Proprietário: Edmir Barbosa.
![Edmir - FNM Metro 58 01a](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/07/edmir-fnmmetro5801a.jpg?w=445&h=337)
![Edmir - FNM Metro 58 04a](http://alfafnm.files.wordpress.com/2010/07/edmir-fnmmetro5804a.jpg?w=445&h=337)
Carreti 1958 FNM – D-11.000 (Similar à Brasinca)
A cabine Carreti é muito parecida com a Brasinca, mudando o comprimento (é menor em alguns centímetros) e também a grade dianteira tem formato diferenciado.A parte frontal é pouco menos inclinada.
A Reformadora Carreti tem sua base em Santo André e era formada por antigos trabalhadores da fábrica da Brasinca.
Origem:Curitiba
Proprietário: Edmir Barbosa.
![CIMG1680](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cimg1680.jpg?w=445&h=337)
![100 3408](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/100-3408.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1636](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1636.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1639](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1639.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1637](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1637.jpg?w=445&h=337)
Brasinca 1960 D-11.000
Características Originais:Trucado Carroceria Prancha de Madeira.
Cor: Verde Selva.
Chassis V4 encurtado.
Características atuais:
Cavalo Mecanico, passo Médio.
Cor: Verde Indaiá, Verde Capri.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria)
![Chácara Osvaldo 068](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo068.jpg?w=445&h=307)
![Chácara Osvaldo 057](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo057.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 110](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo110.jpg?w=445&h=298)
![DSC04160](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04160.jpg?w=445&h=337)
![DSC04166](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04166.jpg?w=445&h=337)
Standard 1960 – D-11.000
Cor: Azul Pavão.Proprietários: Róbert Stammer e Miklos G. Stammer.
![FNM D-11](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/fnmd-110001960.jpg?w=445&h=337)
![Imagem 104](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/10/imagem104.jpg?w=445&h=337)
Brasinca 1961 – D-11.000
Características Originais:
Veículo de segundo dono, Todo original.
Chassis V5 original.
Truck de época com balanço central, freios Westinghouse.
A originalidade deste veículo é impressionante.
Este caminhão trabalhou até 2005 carregando chapas de comprensado.
Um verdadeiro estradeiro.
Seu proprietário por 40 anos Ivo Nerone o preservou com muito carinho.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.
![078](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/078.jpg?w=445&h=337)
![080](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/080.jpg?w=445&h=337)
![DSC04846](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04846.jpg?w=445&h=337)
![DSC04848](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04848.jpg?w=445&h=337)
![DSC04864](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04864.jpg?w=445&h=337)
![DSC04853](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/dsc04853.jpg?w=445&h=337)
![100 0226](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0226.jpg?w=445&h=258)
![100 0238](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0238.jpg?w=445&h=258)
![100 0240](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0240.jpg?w=445&h=258)
![100 0274](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0274.jpg?w=445&h=337)
![100 0278](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/100_0278.jpg?w=445&h=337)
![DSC00669](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/12/dsc00669.jpg?w=445&h=337)
Brasinca 1962 D-11.000
Origem: Curitiba.Proprietário: Edmir Barbosa.
![100 3314](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/100-3314.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1629](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1629.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1631](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1631.jpg?w=445&h=337)
![CIMG1634](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/cimg1634.jpg?w=445&h=337)
Standard 1964 D-11.000
Características Originais.
FNM D-11.000 ano 1964, cabine Standard
Cavalo mecânico, passo médio
Origem: Colombo/PR
Cor: Verde Seda
Restauração concluída em Junho 2006
Proprietário: Miklos G. Stammer (Restauração Própria).
![FNM D-11000 Standard 1964 (b)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-11000standard1964b.jpg?w=415&h=315)
![FNM D-11000 Standard 1964 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnmd-11000standard1964a.jpg?w=415&h=315)
![IMG 2692](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/img_2692.jpg?w=445&h=337)
![IMG 2493](http://alfafnm.files.wordpress.com/2011/11/img_2493.jpg?w=445&h=337)
Standard 1965 D-11.000
Características originais:Trucado original, plataforma de madeira.
Veículo trabalhando até 2006 no transporte de máquinas agrícolas em Londrina.
Nota fiscal de 1970.
Origem: Londrina.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (restauração própria).
![DSC04554](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04554-1.jpg?w=445&h=337)
![DSC04548](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04548.jpg?w=445&h=337)
![DSC04555](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04555.jpg?w=430&h=322)
![DSC04547](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04547.jpg?w=445&h=337)
![DSC04546](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc04546.jpg?w=445&h=337)
Standard 1965 D-11.000
Características atuais:Caminhão Standard 1965 cavalo trucado.
Chassis V4 (encurtado).
Diferencial Longo, Suspensor eixo trazeiro.
Cor: Prata Andino.
Local: São Paulo.
Características originais:
Caminhão trucado carroceria, passo médio.
Cor: Azul Claro.
Origem: São Paulo.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
![DSC03712](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc037121.jpg?w=400&h=251)
![DSC03707](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03707.jpg?w=415&h=314)
![Foto 1960](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/04/foto-1960.jpg?w=415&h=281)
![DSC03000](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/dsc03000.jpg?w=445&h=337)
![DSC04424](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/dsc04424.jpg?w=445&h=337)
![FNM PRATA](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/fnmprata.jpg?w=445&h=337)
Standard 1965 D-11.000
Características Atuais:Carroceria truck, original de época.
Truck Guerra de época.
Motor 175cv,
Cor: Verde Atibaia, (cor padrão da empresa)
Cidade: Cuiabá, Mato Grosso.
Características de compra:.
Cidade Vacaria (R.S.).
Cor Azul escuro, standard.
Passo médio, trabalhou até 12/2007.
Comprado de : Reinaldo Carraro.
Proprietário: Juraci José Caramori. (Transcaramori Logística Armagenagem e Transporte Ltda.).
![FNM 65 restaurado](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/fnm65restaurado.jpg?w=445&h=301)
![CABINA 100](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cabina100.jpg?w=445&h=337)
![FNM 65 restaurado](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/fnm65restaurado-1.jpg?w=445&h=301)
![CABIA 101](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/06/cabia101.jpg?w=445&h=337)
Standard D-11.000 1965 Toco.
Toco Original.
Caminhão de único dono.
Proprietário: Nei (Marialva, PR).
![DSC04181](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04181.jpg?w=445&h=337)
![DSC04184](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04184.jpg?w=445&h=337)
Origem: Antonina (PR).
Motor: FNM 210 Turbinado.
Chassis V4 (encurtado).
Características do Motor: Pistões 210 (um anel a menos), Injetores 5 furos, Bomba com elementos de 9mm, turbina utilizada Garrett MB 1620.
Características Originais: Cavalo Original, com 5 marchas (Cambio duplo FNM).
Passo Médio, porém com quinta marcha (utiliza a engrenagem antiga da quarta louca). Velocidade final de 120km.
Possui carreta 2 eixos carga seca complementando o conjunto.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
![DSC03854](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/05/dsc03854-3.jpg?w=445&h=337)
![045](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/045.jpg?w=445&h=337)
![Chácara Osvaldo 084](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo084.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 077](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo077.jpg?w=445&h=301)
![Chácara Osvaldo 053](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/12/chacaraosvaldo053.jpg?w=445&h=301)
![Imagem de foto 066](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/imagemdefoto066-1.jpg?w=445&h=337)
![Imagem de foto 067](http://alfafnm.files.wordpress.com/2012/02/imagemdefoto067-1.jpg?w=445&h=337)
Trucado Original de fábrica, modelo V12.
Cor: Azul.
Veículo todo original, tendo a sorte de ter tido como proprietário uma das maiores autoridade em FNM’s Miklos G. Stammer .
Origem: Curitiba (PR).
Características atuais:
Cor: Verde Amalfi (original FNM 1957).
Freios: Cuicas duplas (Estacionários).
Suspensor eixo trazeiro.
Este caminhão ainda trabalha, participou do transporte de 350 toneladas de pisos no ano de 2006.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.(Veículo comprado já restaurado).
![1 1127](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/1-1127.jpg?w=415&h=281)
![DSC03516](http://alfafnm.files.wordpress.com/2007/12/dsc03516.jpg?w=415&h=314)
![DSC04155](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04155.jpg?w=445&h=337)
![DSC04156](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/08/dsc04156.jpg?w=445&h=337)
Standard 1969 V12 D-11.000 (Eixo Duplo Dianteiro).
Motor original FNM turbinado.Suspensor dianteiro e trazeiro.
Diferencial 190.
Proprietário: Irvando
![DSC09752](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/03/dsc09752.jpg?w=415&h=315)
FNM 180 ano 1976 N3
Trucado, passo longo, carroceria
Origem: Curitiba/PR
Cor: vermelho
Restaurado durante o 1o. semestre de 2006, pelo especialista na linha de caminhões do modelo 180 Róbert P. Stammer.
Este caminhão pertenceu a Róbert P. Stammer durante 22 anos, caminhão considerado um dos mais originais do modelo 180.
Proprietário: Osvaldo T. Strada
![FNM 180 1976 (a)](http://alfafnm.files.wordpress.com/2008/01/fnm1801976a1.jpg?w=415&h=315)
![DSC01200](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01200.jpg?w=445&h=301)
![DSC01296](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01296.jpg?w=445&h=301)
![DSC01271](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/02/dsc01271.jpg?w=445&h=301)
![LastScan0 001](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/03/lastscan0-001.jpg?w=445&h=292)
![LastScan0 004 001 1](http://alfafnm.files.wordpress.com/2009/03/lastscan0-004-001-1-1.jpg?w=445&h=296)
Eu possui um deste,ano 1962,cabine stander, o primeiro caminhão diesel que comprei, eu tinha na época 21 anos, era passo curto, velocidade máxima 45 kms por hora, velocidade de fabrica , coloquei nele um diferencial (coroa é pinhão medio completo) passou a ter uma velocidade na 4ª marcha de 80 kms por hora, depois eu coloquei 4ª louca ,aí passou a ter uma velocidade de 100 kms por hora , ficou bom de mais para a época, eu puxava cerveja do Rio para B.H. na época , ninguém andava com o meu caminhão na antiga BR3- hoje BR 040, em 1964 eu o vendi é comprei uma cara chata M.Benz 321 zero , já vinha com freio motor 16 parafusos no seme-eixo, fiquei na marca M.Benz até aposentar em 1997, com um 1318, boms tempos , sinto só saudade, mas vontade de trabalhar nunca, alias nem quero ver serviço na minha frente , passo o dia andando de moto ou triciclo se tiver chovendo no meu Santana eletrônico super maquina, o meu feriado começa todos os anos a zero hora de janeiro, é termina a meia noite do ultimo dia do ano, não tenho nada a reclamar de aposentadoria eu sempre paguei a previdência sobre 20 salários depois caiu para o teto de 10 salários ,com toda catimba do governo ainda me sai bem, mas não tão bem assim ,porém da para viver bem curtindo o meu resto de vida !!!!!!!!!
ResponderExcluir