relógio

sábado, 5 de janeiro de 2013

fnm


Original: Caçamba
Veículo bastante original e completo.
Atual: Cavalo Mecânico.
Proprietário: COVRE Transportes.
Brasinca 56 2
Na foto abaixo Sr. Orlando Imbimbo, proprietário da Auto Peças Alvarenga, trabalha com FNM desde 1950.
Fenemês Covre - Avare 2004

  


FNM Motor D-9.500, ano 1957, cabine Brasinca
Toco, passo médio (puxava Julieta)
Origem: Goiânia/GO
Cor: Verde Indaiá + Verde Capri
Veículo original.
Restaurado por: Miklos G. Stammer, entre 2001 e 2003
Atual Proprietário: Museu da Ulbra (RS).
FNM D-9500 Brasinca 1957 (a)
FNM D-9500 Brasinca 1957 (bb)


Caminhão totalmente original, possui nota fiscal de compra tanto do caminhão quanto da caçamba que o equipa.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
DSC00038
Chácara Osvaldo 062
Chácara Osvaldo 061
DSC04773
DSC04776
DSC04779
Imagem 062
Imagem 061
DSC04775



Características Originais:
Caminhão cabine Metro, rara e de restauro trabalhoso.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou no transporte de cerveja durante 40 anos.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
DSC01332
DSC01333
DSC01335
DSC01336
DSC01338
DSC01340
DSC01342
DSC01347
DSC01413
DSC01412
DSC01416

Caminhão totalmente original, possui nota fiscal de compra.
Chassis V6 Original (Cavalo ou Caçamba).
Este caminhão trabalhou na construção da cidade de Brasília e posteriormente na construção da rodovia Belém-Brasília.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
Imagem de foto 079
Imagem de foto 071
Imagem de foto 074
Imagem de foto 076


Trucado, Toras de Madeira, Passo curto.
Cor: Marron.
Origem: Ponta Grossa (PR).
Chassis V5, reduzido para Reboque.

Cavalo toco, reboque de madeira.
Passo longo, Motor 175cv.
Cor: Vermelha e Branco.
Não estão originais:
1) Os bicos e a bomba injetora, as originais são SPICA e os bicos de 5 furos, utiliza hoje bomba BOSCH e bicos de 4 furos.
2) O compressor original é WESTINGHOUSE, utiliza hoje BENDIX.
3) A carcaça do diferencial é ano 1962, não tem a tampa com as letras FNM.
4) As cuícas já utilizam dutos de borrachas, não mais os de alumínio originais.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria).
DSC03856
DSC03858
Churrasco Júlio 045
DSC03526
DSC03529

Metro 1958 FNM – D-11.000

Rara cabine Metro, diferenciada pela forma de abertura das portas.
Caminhão chassis V4 toco.
Proprietário: Edmir Barbosa.
Edmir - FNM Metro 58 01a
Edmir - FNM Metro 58 04a

Carreti 1958  FNM – D-11.000 (Similar à Brasinca)

A cabine Carreti é muito parecida com a Brasinca, mudando o comprimento (é menor em alguns centímetros) e também a grade dianteira tem formato diferenciado.
A parte frontal é pouco menos inclinada.
A Reformadora Carreti tem sua base em Santo André e era formada por antigos trabalhadores da fábrica da Brasinca.
Origem:Curitiba
Proprietário: Edmir Barbosa.
CIMG1680
100 3408
CIMG1636
CIMG1639
CIMG1637

Brasinca 1960  D-11.000 

Características Originais:
Trucado Carroceria Prancha de Madeira.
Cor: Verde Selva.
Chassis V4 encurtado.
Características atuais:
Cavalo Mecanico, passo Médio.
Cor: Verde Indaiá, Verde Capri.
Proprietário: Osvaldo T. Strada (Restauração Própria)
Chácara Osvaldo 068
Chácara Osvaldo 057
Chácara Osvaldo 110
DSC04160
DSC04166

Standard 1960  – D-11.000

Cor: Azul Pavão.
Proprietários: Róbert Stammer e Miklos G. Stammer.
FNM D-11
Imagem 104

Brasinca 1961 – D-11.000


Características Originais:
Veículo de segundo dono, Todo original.
Chassis V5 original.
Truck de época com balanço central, freios Westinghouse.
A originalidade deste veículo é impressionante.
Este caminhão trabalhou até 2005 carregando chapas de comprensado.
Um verdadeiro estradeiro.
Seu proprietário por 40 anos Ivo Nerone o preservou com muito carinho.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.
078
080
DSC04846
DSC04848
DSC04864
DSC04853
100 0226
100 0238
100 0240
100 0274
100 0278
DSC00669

Brasinca 1962  D-11.000

Origem: Curitiba.
Proprietário: Edmir Barbosa.
100 3314
CIMG1629
CIMG1631
CIMG1634

Standard 1964  D-11.000


Características Originais.
FNM D-11.000 ano 1964, cabine Standard
Cavalo mecânico, passo médio
Origem: Colombo/PR
Cor: Verde Seda
Restauração concluída em Junho 2006
Proprietário: Miklos G. Stammer (Restauração Própria).
FNM D-11000 Standard 1964 (b)
FNM D-11000 Standard 1964 (a)

IMG 2692
IMG 2493

 

 

 

Standard 1965  D-11.000

Características originais:
Trucado original, plataforma de madeira.
Veículo trabalhando até 2006 no transporte de máquinas agrícolas em Londrina.
Nota fiscal de 1970.
Origem: Londrina.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (restauração própria).
DSC04554
DSC04548
DSC04555
DSC04547
DSC04546

 Standard 1965   D-11.000

Características atuais:
Caminhão Standard 1965 cavalo trucado.
Chassis V4 (encurtado).
Diferencial Longo, Suspensor eixo trazeiro.
Cor: Prata Andino.
Local: São Paulo.
Características originais:
Caminhão trucado carroceria, passo médio.
Cor: Azul Claro.
Origem: São Paulo.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
DSC03712
DSC03707
Foto 1960
DSC03000
DSC04424
FNM PRATA

Standard 1965 D-11.000

Características Atuais:
Carroceria truck, original de época.
Truck Guerra de época.
Motor 175cv,
Cor: Verde Atibaia, (cor padrão da empresa)
Cidade: Cuiabá, Mato Grosso.
Características de compra:.
Cidade Vacaria (R.S.).
Cor Azul escuro, standard.
Passo médio, trabalhou até 12/2007.
Comprado de : Reinaldo Carraro.
Proprietário: Juraci José Caramori. (Transcaramori Logística Armagenagem e Transporte Ltda.).
FNM 65 restaurado
CABINA 100
FNM 65 restaurado
CABIA 101
Standard  D-11.000 1965  Toco.
Toco Original.
Caminhão de único dono.
Proprietário: Nei (Marialva, PR).
DSC04181
DSC04184

Origem: Antonina (PR).
Motor: FNM 210 Turbinado.
Chassis V4 (encurtado).
Características do Motor: Pistões 210 (um anel a menos), Injetores 5 furos, Bomba com elementos de 9mm, turbina utilizada Garrett MB 1620.
Características Originais: Cavalo Original, com 5 marchas (Cambio duplo FNM).
Passo Médio, porém com quinta marcha (utiliza a engrenagem antiga da quarta louca). Velocidade final de 120km.
Possui carreta 2 eixos carga seca complementando o conjunto.
Proprietário: Osvaldo T. Strada. (Restauração própria).
DSC03854
045
Chácara Osvaldo 084
Chácara Osvaldo 077
Chácara Osvaldo 053
Imagem de foto 066
Imagem de foto 067

Trucado Original de fábrica, modelo V12.
Cor: Azul.
Veículo todo original, tendo a sorte de ter tido como proprietário uma das maiores autoridade em FNM’s Miklos G. Stammer .
Origem: Curitiba (PR).
Características atuais:
Cor: Verde Amalfi (original FNM 1957).
Freios: Cuicas duplas (Estacionários).
Suspensor eixo trazeiro.
Este caminhão ainda trabalha, participou do transporte de 350 toneladas de pisos no ano de 2006.
Proprietário: Osvaldo T. Strada.(Veículo comprado já restaurado).
1 1127
DSC03516 
DSC04155
DSC04156

Standard 1969  V12  D-11.000 (Eixo Duplo Dianteiro).

Motor original FNM turbinado.
Suspensor dianteiro e trazeiro.
Diferencial 190.
Proprietário: Irvando
DSC09752




FNM 180 ano 1976 N3
Trucado, passo longo, carroceria
Origem: Curitiba/PR
Cor: vermelho
Restaurado durante o 1o. semestre de 2006,  pelo especialista na linha de caminhões do modelo 180 Róbert P. Stammer.
Este caminhão pertenceu a Róbert P. Stammer durante 22 anos, caminhão considerado um dos mais originais do modelo 180.
Proprietário:  Osvaldo T. Strada
FNM 180 1976 (a)
DSC01200
DSC01296
DSC01271
LastScan0 001
LastScan0 004 001 1

Um comentário:

  1. Eu possui um deste,ano 1962,cabine stander, o primeiro caminhão diesel que comprei, eu tinha na época 21 anos, era passo curto, velocidade máxima 45 kms por hora, velocidade de fabrica , coloquei nele um diferencial (coroa é pinhão medio completo) passou a ter uma velocidade na 4ª marcha de 80 kms por hora, depois eu coloquei 4ª louca ,aí passou a ter uma velocidade de 100 kms por hora , ficou bom de mais para a época, eu puxava cerveja do Rio para B.H. na época , ninguém andava com o meu caminhão na antiga BR3- hoje BR 040, em 1964 eu o vendi é comprei uma cara chata M.Benz 321 zero , já vinha com freio motor 16 parafusos no seme-eixo, fiquei na marca M.Benz até aposentar em 1997, com um 1318, boms tempos , sinto só saudade, mas vontade de trabalhar nunca, alias nem quero ver serviço na minha frente , passo o dia andando de moto ou triciclo se tiver chovendo no meu Santana eletrônico super maquina, o meu feriado começa todos os anos a zero hora de janeiro, é termina a meia noite do ultimo dia do ano, não tenho nada a reclamar de aposentadoria eu sempre paguei a previdência sobre 20 salários depois caiu para o teto de 10 salários ,com toda catimba do governo ainda me sai bem, mas não tão bem assim ,porém da para viver bem curtindo o meu resto de vida !!!!!!!!!

    ResponderExcluir