PARTILHA:
Mais um automóvel que tinha tudo para criar uma legião de aficionados mas que foi traído pela extinção do Grupo B.
Hoje damos-vos a conhecer um carro que poucos conhecem, o Alfa Romeo Alfasud Sprint 6C. Um modelo que caso tivesse corrido tudo bem, hoje estaria a descansar no «olimpo dos ralis» juntamente com o Audi Quattro, Lancia Delta S4 ou Peugeot 205 T16. Mas infelizmente o Alfa Romeo não teve essa honra.
O Grupo B foi extinto e o pobre Alfa Romeo Alfasud Sprint 6C nunca chegou a conhecer a aspereza dos troços em asfalto, nem as adversidades dos ralis na neve.
alfa romeo grupo b 1
Reza a lenda que apenas um protótipo do Alfasud Sprint 6C viu a luz do dia (aquele que podem ver nas fotos). Mas até a esse a marca italiana parece ter vergonha de mostrar, porque há muito poucas fotos disponíveis deste modelo. Talvez ainda hoje a marca italiana não se perdoe de não terem iniciado o desenvolvimento do Alfasud Sprint 6C mais cedo.
Tudo começou no ano de 1982. Ano em que foi criado o Grupo B de ralis e ano em que a administração da Alfa Romeo decidiu que também ela iria entrar no mundial de ralis. A aposta da marca italiana era criar algo verdadeiramente notável. Para isso entregou o desenvolvimento do carro à «prata da casa», a Autodelta. O equivalente à Abarth ou à AMG da Alfa Romeo.
O modelo que serviu de ponto de partida para o carro de rali foi o compacto Alfasud. Mas foi mesmo só o ponto de partida, porque tudo o resto era novo.
alfa romeo grupo b 23
Com destaque para a nova colocação do motor que abandonou a dianteira e encontrou um novo lar mesmo no centro do chassi. Motor esse que não seria o mesmo, a unidade motriz de quatro cilindros «boxer» de origem seria trocada por uma motorização de seis cilindros em V bem mais «espigada». Exatamente o mesmo motor que encontrávamos no Alfa 6 e mais tarde no GTV 6.
Mas chegados a 1986 dá-se o volte-face: a Federação Internacional de Automobilismo decide acabar com os Grupo B e a Alfa Romeo fica com um carro «nos braços» mas sem competição onde o colocar a correr. Dizia-se na altura que os Grupo B que eram demasiado potentes, demasiado rápidos e demasiado extremos. Tudo verdade, mas não deixa de ser uma pena terem sido extintos, não haja dúvida.
E que bem teria ficado este Alfa Romeo com uma decoração de rali, bem apropriada à imagem desportiva da marca. Por aqui não conseguimos deixar de imaginar o quão épico teria sido ver este V6 de tração traseira em ação.
alfa romeo grupo b 5
alfa romeo grupo b 6
alfa romeo grupo b 4