relógio

quarta-feira, 1 de maio de 2013

novo prisma


Novo Prisma é um dos três grandes lançamentos da Chevrolet no Brasil em 2013. Derivado do já conhecido e lançado Chevrolet Onix, anteriormente ele era conhecido como Onix Sedan, mas com a proximidade do lançamento, algumas unidades de teste foram flagradas sem camuflagem, revelando que o nome do novo sedan da marca seria, de fato, Chevrolet Novo Prisma.
A escolha do nome Novo Prisma está totalmente atrelado ao grande sucesso que o Chevrolet Prisma original fez no Brasil. É muito difícil não topar com algum Prisma nas ruas no dia-a-dia, e a Chevrolet quer que o Novo Prisma tenha o mesmo sucesso em vendas, mesmo subindo sua categoria. O desenvolvimento e projeto foram cordenados por Carlos Barba, executivo de design da Chevrolet na América do Sul.
Novo Prisma

Novo Prisma Lançamento

Chevrolet irá lançar carro e fábrica ao mesmo tempo

O lançamento do Novo Prisma teve um belo planejamento, e como de praxe teve uma bela festa a espera dos jornalistas automotivos e imprensa. A apresentação dos modelos foi feita nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2013 em Joinville, Santa Catarina. A escolha de Joinville se deve a fábrica de motores da Chevrolet, que estava em construção e foi inaugurada no mesmo dia.
Um longo test drive e explicações fizeram parte do roteiro, nos dois dias de lançamento do modelo, que chegou as lojas alguns dias após a apresentação.
No lançamento do Novo Prisma vemos que a semelhança com o Prisma original fica apenas no nome. A plataforma GSM utilizada é totalmente nova, derivada do Chevrolet Cobalt, que por sua vez é derivada do Corsa europeu.
Fabricado em Gravataí, Rio Grande do Sul, substitui um dinossauro automotivo brasileiro, o Corsa/Classic, mas terá preço, espaço e motores menores que do Chevrolet Cobalt, tudo para não roubar suas vendas.

Novo Prisma Design

Modelo terá design robusto, mas agradável

Em uma analise superficial do exterior do Novo Prisma, nota-se que ele tem um visual pouco mais agradável que o Chevrolet Onix. Intitulado de Fast Sedan pela Chevrolet, ele tem uma traseira curta e alta, indicando inspiração de design em coupes e sedans grandes da marca.
Repare na lateral do Novo Prisma, a linha média que vem dos faróis dianteiros e vai de encontro com as lanternas traseiras, além dos vidros pequenos, dão um aspecto robusto. Essas características foram inseridas acima da faixa central do carro, técnica que já foi utilizado em outros modelos para dar impressão de um carro de maior tamanho.
Novo Prisma 2014 Traseira
Voltando para a parte traseira, o Novo Prisma traz um porta malas que podemos chamar de discreto ao olhar, mas revela bons 500 litros de espaço para as malas de toda a família. A tampa traseira tem um belo desenho, dando a impressão que o Novo Prisma carrega um pequeno aerofólio traseiro, no meio o emblema da Chevrolet e acima também um break light. A placa foi posicionada no para-choques, provavelmente para que o custo da tampa traseira fosse menor.
Uma traseira curta e alta tem consequências, uma das mais graves é a visão do motorista, já que o vidro traseiro tem uma queda bastante acentuada e está quase deitado, dificultando a visão traseira do veiculo. Por conta disso, o Novo Prisma traz sensor de estacionamento de fábrica em todas as versões, até mesmo no Novo Prisma LT.
A vista frontal é a mesma que já conhecemos no Chevrolet Onix, mas conta com algumas modificações pontuais nas versões mais caras como, faróis e lanternas com mascara negra, para diferenciar os modelos.
O barulho externo não incomoda em nada os passageiros do Novo Prisma, um ponto que melhorou e muito em relação ao modelo antigo.

Novo Prisma Cores

Ao todo são cinco cores oficiais disponíveis, sendo três delas sólidas e duas metálicas. As sólidas são Branco Summit, Preto Global e Vermelho Pepper. As metálicas são Prata Switchblade e Cinza Sand, que acrescentam R$ 1 mil reais ao preço final.

Novo Prisma Dimensões e tamanhos

Em relação ao tamanho, o Chevrolet Novo Prima tem um tamanho parecido com o do Onix, que tem entre-eixos de 2,52 metros, 4,27 metros de comprimento, 1,48 metros de altura e 1,70 metros de largura. O comprimento e entre-eixos do Novo Prisma tem modificações em relação ao irmão menor, apenas tendo seu comprimento revisado.
Com o entre-eixos idêntico ao do Chevrolet Onix, o Novo Prisma já ganha 8 centímetros de vantagem em relação ao modelo antigo, aumentando e muito o conforto dos passageiros. Na altura o ganho foi pouco, em torno de 2 centímetros, ficando próximo do falecido Chevrolet Astra.

Novo Prisma Versões

Três versões devem garantir o sucesso do modelo por hora

Novo Prisma 2014 Frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário