relógio

quarta-feira, 1 de maio de 2013

nova kombi


 A nova Kombi

O Salão de Genebra trás muitas novidades entre elas o conceito Bulli da VW,o modelo  nos lembra a famosa Kombi. O Bulli acomoda confortavelmente seis passageiros e tem capacidade para 370 litros de bagagem. A nova “Kombi” possui motor elétrico de 85 kw de potência e a velocidade máxima atingida é de 140 km/h, com uma autonomia de 300 k/h ,sendo que o motor pode ser também à diesel ou a gasolina,porém  não há  confirmação de que  será produzido.
No interior,o painel conta com sistema de navegação,bluetooth além de um console especialmente desenvolvido para receber um iPad, que serve de controle do sistema de informação e entretenimento do veículo.
  • Reprodução
    Volkswagen Bulli no Salão de Genebra de 2011: "nova Kombi" terá motor na dianteira

O seu Jetta é muito parecido com o Fox do vizinho? Culpe o italiano Walter de Silva, chefe de design do Grupo Volkswagen e responsável pelo visual não só da Volkswagen, como também da Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley. Como um cirurgião plástico automotivo, foi dele a tarefa de mexer na "cara" dos carros da marca, dando-lhes uniformidade e permitindo a fácil identificação de um Volks. Isso garante também uma padronização que reduz custos -- dois pontos fundamentais para uma marca que pretende ser líder do mercado mundial de automóveis.

Não gosta do novo visual retilíneo -- para muitos, pasteurizado -- da marca? Preferia algo diferente, com mais personalidade? Pois de Silva também gosta de desafios e, durante a apresentação da Volks no Salão de Detroit, confirmou com exclusividade as que os alemães também entregarão modelos mais carismáticos em breve. Um deles é a versão real do Bulli, geração da Kombi para o século 21.

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet [conversível] chega no final do ano, e o Bulli também está vindo", afirmou o designer. Durante a conversa, de Silva tocou no assunto mais de uma vez, sendo que em uma delas acrescentou que sua mesa de trabalho inclui, além desse MPV (ou veículo multiproposta, categoria à qual pertecence o Bulli/Kombi), um novo SUV.
  • Eugênio Augusto Brito/UOL
    Walter de Silva (ao lado do Beetle, à esquerda) confirmou a UOL Carros o lançamento da nova Kombi; tanto o Bulli como o novo "besouro" fogem do estilo retilíneo que ele criou na Volks
O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.

A Volkswagen do Brasil (único país do mundo a ainda fabricar a Kombi original) não repassa qualquer informação adicional de modo oficial, mas por mais de uma vez funcionários da marca deixaram escapar algo (além do óbvio) ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e muito mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional apontado por de Silva. De resto, precisa de estrutura para incluir airbags e ABS -- a atual não permite isso.

FAMÍLIA
E por falar em integração, de Silva também apontou a ligação entre alguns dos próximos trunfos da marca alemã para diferentes mercados. Como praticamente toda fabricante na atualidade, a Volkswagen fala apenas em produtos globais, compartilhados e aptos a serem utilizados em diferentes mercados.

O principal deles -- a ponto de ser chamado de o Fusca da atualidade pela fabricante, devendo ser entendido como "o carro popular para todos" e não como sinônimo do modelo que inspirou o Beetle -- é o Up, que já é um compacto urbano "cool" na Europa e será um novo modelo de entrada quando chegar ao Brasil, até 2014. O criador da cara da Volks aponta uma faceta ainda pouco conhecida dele: "O Up é uma família, não apenas um único modelo". De acordo com o mercado, o carrinho poderá assumir novas configurações de carroceria e espaço interno.

Ainda em Detroit a Volks mostrou o Jetta híbrido, que alia o motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta) a outro elétrico para gerar potência total de 176 cavalos (152 de um, 24 de outro), com emissão zero de combustível em velocidades de até 70 km/h e consumo combinado de 20 km/l. Mais tecnologico, o sedã híbrido começa a ser fabricado em novembro no México -- embora tenha origem comum ao Jetta convencional, ainda não há confirmação de sua ida para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário