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sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aceleramos a nova Volkswagen Saveiro 2014

VW Saveiro 2014

 

Imagine uma jovem senhora coberta por boa maquiagem e exalando um perfume de grife. Aquela senhora que já tem sua idade, mas que ainda atrai os mais loucos apaixonados. Esse é um bom paralelo para a Volkswagen Saveiro 2014, que foi apresentada aos jornalistas em evento na Praia do Forte, na Bahia, nesta semana.

Criada em 1982, a Saveiro chega à sexta reformulação na carreira com novos itens de segurança e recursos inéditos para economizar combustível. O preço é semelhante ao do modelo 2013, agora há conta-giros em todos as versões e sob o capô permanece o conhecido motor 1.6 8V flex associado ao câmbio manual de cinco marchas mecânico. Por dentro, poucas novidades.

A picapinha VW também segue com carrocerias de cabines simples e estendida. A simples é basicamente destinada a frotistas, enquanto a estendida vem em três configurações: Trend, Trooper e Cross. Durante o test-drive, R7 Carros experimentou a Saveiro 2014 cabine estendida — nas versões Trend e Cross — em um trajeto de aproximadamente 140 km. A começar pelo painel, o modelo com pacote Trend pouco mudou em relação ao anterior.



VW Saveiro 2


As diferenças marcantes são o conta-giros (agora em todas as versões); a seta com o sistema Confort Blinker, que permite ao motorista dar um leve toque na haste para piscar a luz de direção três vezes; a possibilidade de desativar o airbag do lado do passageiro por meio da chave; o ESS (Emergency Stop Signal), que aciona as luzes de freio de forma intermitente após uma freada brusca; e os avisos de consumo desnecessário de combustível no painel, no pequeno visor entre o velocímetro e o conta-giros.

Na parte de segurança, uma falha. No modelo 2013, apenas as versões Trooper e Cross traziam airbags e sistema ABS para os freios de série. Os dois recursos seguem opcionais para as versões Trend cabine simples e estendida na linha 2014. Vale lembrar que, a partir de janeiro do ano que vem será obrigatória a fabricação e venda de carros com ABS e airbags frontais no Brasil.

VW Saveiro 3


Na versão Cross, vale destacar o acabamento diferenciado na cabine. O interior do veículo é praticamente todo preto e os bancos trazem a inscrição “cross”. Como não houve grandes alterações estéticas ou de motor, os preços da nova Volkswagen Saveiro praticamente não mudaram. A versão de entrada (cabine simples) parte de R$ 33.490. A versão Trend, também com motor 1.6, mas com a cabine estendida, não custa menos de R$ 36.610.

O modelo Trooper, que já existia na versão 2013, deixa de ter opção cabine simples — agora, só com cabine estendida. O preço para o modelo parte de R$ 43.390. Por fim, a versão cross, que salta aos olhos do motorista quando observa seu muitos detalhes, exige do comprador a quantia de R$ 48.990.

VW Saveiro 5



Na hora de dirigir, a Saveiro 2014 mostra robustez nas acelerações em baixa rotação, sobretudo aos 2.000 giros, e arrojo antes de uma ultrapassagem, por exemplo. Por outro lado, o motor 1.6 deixa a desejar quando surgem subidas ou quando o embalo se esgota. Nem pense em ultrapassar um caminhão na subida usando a quarta marcha.

Nas retas planas, por outro lado, vale a pena pisar fundo e usar bem os 104 cavalos, que podem levar o carro aos 120 km facilmente.

Frear de repente não é problema para a Saveiro, sobretudo se estiver carregada. Na Bahia, R7 Carros dirigiu a picape sem nada na caçamba. Em algumas curvas, a traseira derrapou levemente e perdeu estabilidade. Mas vale lembrar: o comercial leve quase sempre estará carregado. Desta vez, não estava.

Quanto ao câmbio, a tradicional transmissão manual de cinco marchas foi mantida pela Volskswagen e segue como referência no mercado brasileiro de compactos. Outro elogio a ser feito é o silêncio na cabine. AVolkswagen soube vedar bem o cofre do motor. A versão Cross se destaca anda mais neste quesito.

R7 Carros dirigiu a nova Saveiro basicamente em dois terrenos: pista asfaltada e estrada de terra batida — que virou barro com a forte chuva que caiu no dia do teste. Mas a picape não decepcionou mesmo sobre piso escorregadio.

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